Seja bem-vindo
São Paulo,19/09/2024

  • A +
  • A -

Como bares e lojas do Reino Unido estão virando plantações de maconha

As investigações descobriram conexões entre a produção de cannabis em larga escala e outros crimes, como tráfico de pessoas.


Como bares e lojas do Reino Unido estão virando plantações de maconha

Traficantes têm como alvo estabelecimentos comerciais vazios em centros urbanos para cultivar maconha em larga escala no Reino Unido, de acordo com a polícia. Lojas e pubs desocupados estão sendo utilizados pelo crime organizado para a produção industrial da droga. No último ano, a polícia realizou batidas em diversas propriedades, como uma antiga loja de brinquedos em Ayr, na Escócia, e um antigo banco em Welshpool, no País de Gales. Restaurantes, cafés, boates, casas de bingo e prédios comerciais desocupados também foram usados para o cultivo, segundo o Conselho Nacional de Chefes de Polícia (NPCC).

Em Newport, sul do País de Gales, criminosos transformaram vários andares de uma antiga loja de departamentos em uma plantação com mais de 3 mil pés de cannabis, cujo valor de mercado foi estimado em 2 milhões de libras (cerca de R$ 14 milhões). A polícia alertou que agentes imobiliários, eletricistas e comerciantes que colaborarem com as gangues na conversão desses prédios serão processados.

Richard Lewis, chefe de polícia e líder do NPCC no combate às drogas, afirmou que a decadência das ruas comerciais nos últimos anos criou uma oportunidade para os criminosos. "Propriedades comerciais são atraentes para grupos do crime organizado por várias razões. Grandes lojas fecharam, e o espaço para produzir cannabis em maior escala se tornou disponível", explicou. Ele também destacou que a falta de movimento à noite facilita que as plantações passem despercebidas.

No ano passado, a polícia intensificou suas operações contra plantações de cannabis, emitindo cerca de mil mandados e efetuando aproximadamente mil prisões. Em Newport, a polícia de Gwent desmantelou várias plantações no centro da cidade, incluindo a maior delas, localizada na antiga loja de departamentos Wildings, que fechou em 2019.

O sargento Dan Wise observou uma transformação nos últimos anos, à medida que gangues visam imóveis comerciais vazios na cidade, que apresentava uma das maiores taxas de desocupação do Reino Unido após a pandemia. Uma análise do Consórcio de Varejo Galês revelou que mais de uma em cada seis lojas no País de Gales estava vazia.

Para combater essa prática, a polícia colaborou com o Conselho da Cidade de Newport para criar um banco de dados de prédios vulneráveis ao uso por gangues. O NPCC afirmou que as forças policiais estão sendo proativas no fechamento das plantações de cannabis, processando também os proprietários que, no mínimo, fazem vista grossa para o que está acontecendo. Agentes imobiliários, eletricistas e outros facilitadores dessas operações também foram alvos de processos.

As investigações descobriram conexões entre a produção de cannabis em larga escala e outros crimes, como tráfico de pessoas. Lewis pediu à população que denuncie à polícia se suspeitar que uma propriedade está sendo usada para o cultivo de drogas. Sinais de alerta incluem janelas cobertas, luzes acesas durante a madrugada e a presença de tendas. "As propriedades são muito quentes para as pessoas ficarem lá dentro a noite toda", explicou.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.