Naufrágio de barco com migrantes deixa 21 desaparecidos perto de ilha da Itália
Segundo dados do Ministério do Interior italiano, o número de chegadas por mar diminuiu significativamente em 2024.
Uma embarcação que partiu da Líbia no dia 1º de setembro naufragou no mesmo dia após enfrentar condições climáticas adversas, deixando 21 pessoas desaparecidas no Mar Mediterrâneo, próximo a uma ilha da Itália. As equipes de resgate seguem as buscas nesta quarta-feira (4), conforme informou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).
Sete pessoas foram resgatadas em estado crítico pela Guarda Costeira italiana. Os sobreviventes, de origem síria, relataram que o naufrágio ocorreu logo após a embarcação, que transportava 28 pessoas, ter cruzado uma área com mau tempo.
As operações de busca pelos desaparecidos contam com o apoio de uma aeronave. Em 2023, mais de 3.000 migrantes foram dados como desaparecidos tentando atravessar o Mediterrâneo, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Segundo dados do Ministério do Interior italiano, o número de chegadas por mar diminuiu significativamente em 2024. Entre 1º de janeiro e 4 de setembro, 43.061 pessoas desembarcaram na Itália, comparado a 115.177 no mesmo período de 2023.
COMENTÁRIOS