Tony Araújo
Chuvas intensas na Bahia: Região Sisaleira e Norte do Estado enfrentam transtornos e prejuízos
O contraste com o clima seco
Maquina Consertando PistaChuvas Intensas na Bahia: Região Sisaleira EnfrentaAlagamentos e Desalojamentos
A região sisaleira da Bahia está enfrentando chuvasintensas nos últimos dias. Cidades como Araci, Serrinha, Biritinga, Conceição do Coité eValente registrando alagamentos e desalojamentos. Em Araci, segundo dados da defesa civilmunicipal aproximadamente 362 famílias, ou cerca de 1024 pessoas foram afetadas diretamente, depois que enxurradas de água e lama invadiram seus imóveis. Há relatos de danos estruturais por várias partes da cidade. O município registrou 153milímetros de chuva, em algumas áreas, em apenas seis horas, resultando no desalojamento defamílias e prujuízos para comerciantes.
Falta de investimento em infraestrutura:

A região carece de investimentos em infraestrutura paralidar com as chuvas intensas. Embora não seja comum chover tão intensamentecomo foram nos últimos dias, porém, as cidades devem ser estruturadas paraquando isso acontecer. As estradas e pontes não contam com estrutura suficientes para suportar aquantidade de água que cai durante as chuvas sazonais, o que causa alagamentose interrupções no tráfego. Além disso, há informações de falta de drenagemadequada em ruas da cede do município, com falta de tubulação que suporte e escoamento volumoso das águas, além da pavimentação deficitária ou ruas sem nenhum tipo de calçamento.
Impacto nas comunidades:
Só em Araci, famílias inteiras, estão precisando de algumtipo ajuda. Há relatos de pessoas que perderam vários itens em suas casas eagora estão demandando de produtos de limpeza; alimentação, saúde, roupas, agasalhos; lençóis e cobertores; colchões e etc. Além disso, muitas casas foraminundadas pelas águas, que invadiram vários imóveis, deixando as famílias temporariamentesem abrigo; necessitando de apoio do poder público ou de parentes evoluntários.
Interdição da BR 116:

Na BR 116, importante ligação do Norte com Sul do Brasil, umtrecho que fica entre as cidades de Araci e Tucano, no Norte do estado daBahia, foi interditado após um bueiro ceder devido à quantidade de água,abrindo uma enorme fenda na pista e interrompendo o tráfego de veículos nosdois sentidos.
Ações necessárias:
É urgente que as autoridades tomem medidas para mitigar osefeitos das chuvas e prestar ajuda às famílias afetadas. Isso inclui o fornecimento de diversos itens; ajuda humanitária às famílias afetadas, além de realizar reparos na cidade, na zona rural e na BR 116, pararestabelecer o tráfego, especialmente por se tratar de uma importante via deescoamento de frutas, verduras e legumes, provenientes da bacia do São Francisco, para ocentro de abastecimento de Feira de Santana e de Salvador. Outras ações nessesentido são implemente importantes, para a prevenção de futuros problemas edanos por ocasião de temporais.
A união, o estado e municípios precisam investir eminfraestrutura adequada para garantir a segurança das pessoas e atrafegabilidade de veículos nos períodos chuvosos, especialmente veículos pasados, como os caminhões de cargas, que circulam diariamente pela 116, trnsportando todos os tipos de produtos: como os industriais e alimentos perecíveis.
As chuvas no semiarido são importantíssimas, já que a região não conta com outras fontes segnificativas que fomentem a sua economia, no entanto, é preciso esforços e vontade política para não transformar os benefícios dados pela natureza em dificuldades e transtornos para a população.




COMENTÁRIOS