Seja bem-vindo
São Paulo,14/02/2026

  • A +
  • A -

Marinha dos EUA decide trocar nome de navio em homenagem a Harvey Milk

O memorando com a ordem partiu do secretário interino da Marinha, John Phelan, e está alinhado, segundo o texto, com a proposta de “restabelecer uma cultura guerreira” nas Forças Armadas


Marinha dos EUA decide trocar nome de navio em homenagem a Harvey Milk

Um curioso episódio envolvendo tradições navais e escolhas simbólicas marcou o mês de junho nos Estados Unidos. O secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth, determinou a troca de nome de um navio da Marinha que atualmente homenageia Harvey Milk — ativista dos direitos civis e um dos primeiros políticos abertamente homossexuais eleitos no país.


O USNS Harvey Milk, que presta serviços logísticos à frota da Marinha, foi batizado em homenagem ao ex-mergulhador da própria instituição, que serviu na década de 1950, durante a Guerra da Coreia. Décadas depois, Milk se destacou na política local de San Francisco antes de ser assassinado em 1978. Seu nome virou símbolo de representatividade, inclusive no ambiente militar.


O curioso é que, segundo informações divulgadas pelo site Military.com e confirmadas pela agência Reuters, a decisão de renomear o navio foi estrategicamente programada para ocorrer durante o mês do Orgulho LGBTQIA+. Um funcionário do Departamento de Defesa, que falou sob condição de anonimato, explicou que a intenção era justamente chamar atenção para o momento e a discussão sobre os critérios de escolha dos nomes de embarcações.


O memorando com a ordem partiu do secretário interino da Marinha, John Phelan, e está alinhado, segundo o texto, com a proposta de “restabelecer uma cultura guerreira” nas Forças Armadas — embora os detalhes sobre o novo nome da embarcação ainda não tenham sido divulgados.


Além do USNS Harvey Milk, outros navios também podem passar por reavaliação, de acordo com fontes militares. O Pentágono afirmou, em nota, que qualquer eventual mudança será anunciada somente após uma análise interna completa.


Curiosamente, Harvey Milk foi expulso da Marinha numa época em que homossexuais eram proibidos de servir abertamente. Décadas depois, seu nome passou a figurar no casco de uma embarcação oficial, símbolo de uma virada histórica. Agora, mais uma reviravolta se desenha.


A movimentação chama a atenção não apenas pelo simbolismo, mas também pelo momento em que ocorre — numa espécie de encruzilhada entre tradição militar, identidade e as escolhas de quem escreve os capítulos mais recentes da história naval dos EUA.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.