Seja bem-vindo
São Paulo,15/02/2026

  • A +
  • A -

Rosivaldo Casant

CONTRIBUIÇÕES

É indizível o ganho, que se tem, quando se absorve a experiência, a ideia, a fantasia… de outrem!

Tata Napolitano Casant (IA)
CONTRIBUIÇÕES Amigos: a grande ideia

CONTRIBUIÇÕES


Alguns de nós já passamos pela experiência de adquirir um terreninho num lugar mais afastado, com um valor mais em conta, acreditando que as benfeitorias públicas um dia, não muito distante, chegariam e poderíamos ter a nossa casa solidamente edificada e nosso lar consolidado, para felicidade da nossa família - Já venho eu falando outra vez de família; mas, digam-me, no plano humano, haveria melhor ambiente para desenvolver a cultura do amor, da segurança e da espiritualidade? Pois bem, construíamos o popular quarto e cozinha e era tudo o que precisávamos para que a vida se completasse. Não precisávamos de muros para marcar a divisa com o vizinho, bastava uma cerca de arame farpado (para que algum raro gatuno não assaltasse o galinheiro) com alguma planta dependurada, como aquela que dava buchas para o banho e que tirava o cascão impregnado no corpo das crianças, que brincavam livres nos barrancos de áreas ainda não loteadas. Com o passar do tempo vinha um quarto; depois, outro; outros anexos e puxadinhos, para algum agregado precisando de abrigo por algum tempo que, por vezes, se eternizava. Vida dura, difícil; de milhões de brasileiros. Herança, sina ou as próprias escolhas erradas? Talvez tudo junto e misturado, produzindo o que somos hoje. Bom ou ruim? Escolha sua resposta. Se a resposta for “bom”, aferre-se a ela; se ruim, transforme o seu mundo.

Uma outra experiência a ser compartilhada é a do terreno da literatura, que é uma área em que há muito o que se apreender e, ainda, muito a se dizer; possivelmente muito coisa deva ser repetida, mas, quem sabe, de um jeitinho diferente, já que “nada se cria, tudo se transforma”, num rearranjo constante. Chacrinha, um grande comunicador brasileiro, ironizava a falta de originalidade da TV brasileira e parodiava com o bordão: “nada se cria, tudo se copia”. Vou combinar ambas interpretações, aproveitando-me de comentários sobre  uma ou outra crônica que publiquei.

Uma amiga mandou-me o seguinte: “Bom diaaa, obrigada pelos contos que me envia todos os dias...leio e me divirto com eles…” (mantendo a escrita original). Ela não está errada ao chamar de contos o que publico, uma vez que costumo passear numa tênue linha entre uma coisa e outra. E, sim, o condão mágico da crônica é o humor; portanto, espero fazê-la se divertir muito mais. Foi minha colega de magistério e se tornou uma amiga que sempre deixa algum comentário na minha rede de mensagens; são muitas mesmo, mas escolhi uma, tão interessante quanto as outras, retornando sobre o texto PROFESSOR DE CALOPSITA: “Bom dia, meu amigo! Muito boa a história. Aqui em casa a gaiola fica aberta e meu marido põe todo dia frutas para os passarinhos, eles vêm e vão o tempo todo.” Aí, sim! Num outro momento, ela divide comigo sua felicidade de ganhar mais um neto: “Bom dia , meu amigo! Como sempre ótimo texto; e hoje, em especial, estou muito feliz porque o meu netinho nasceu; agora, a família está em festa. Parabéns pelo texto!” Parabéns a você e a sua família, amiga! Eu me parabenizo por manter sua amizade. Iguais a ela, eu tenho outros, num número razoável, como convém e que posso chamar de mentores, meus influencers, brothers e que vou seguir sempre sem mimimi e sem lacração. 

Alguém me escreveu certa vez: “É indizível o ganho, que se tem, quando se absorve a experiência,  a ideia, a fantasia… de outrem! O escritor transfere parte de sua vida física e ‘virtual’, quando é bom, nos torna personagem, não apenas expectante, mas participante e o que é melhor, sem qualquer recurso tecnológico… eu e as palavras! Posso amar se me vem ao encontro, odiar se conflitante com a integridade dos meus princípios! Sou preguiçoso na leitura e dificilmente chego na metade da primeira página, porque é uma cantiga de ninar! Durmo mesmo!!! Reconheço, porém, que é um mundo fantástico!!!” A propósito de encontrar dificuldade para ler, um amigo já diz na lata: Eu não gosto de ler! Até que eu lhe disse: Esta semana terá que ler, pois falo de você no texto. No dia seguinte à publicação, ele soltou a crítica: Eu li, mas que leitura longa! Quase não terminei! Eu retruquei: Mas terminou. Uma amiga colocou o seguinte: “Gosto muito de ler suas crônicas. Tem um tom de proximidade... Um tom afetuoso…” A conclusão que cheguei: na marra ou por satisfação, minha missão é a de provocar a leitura; acreditando naquela máxima que recebi na Biblioteca Machado de Assis, sempre rezada pela sua diretora dona Lenita: “Quem lê, vale mais”.

Um outro grande amigo comentou, na semana retrasada: “Meu filho, vira e mexe, encontra a fiação do carro corroída por ratos, provavelmente por morar diante de uma praça grande no Sacomã, onde podem se proliferar em abundância!!! Mas, minha mãe, ainda jovem, contraiu câncer de mama; foi operada e, em seguida, tratada com radioterapia… Muito bem, era sábado e ela teria, creio eu, sua primeira aplicação. Tínhamos, na ocasião, um Simca (automóvel da época), no qual a levei ao hospital. Fazia um dia tórrido - ar condicionado era só para ricos - então, vidros todos baixados… O hospital tinha um jardim centenário cheio de árvores; estacionei e acompanhei minha mãe à recepção. Ela fez a aplicação, esperou recuperar-se e voltamos pra casa. Chegando em casa ela notou falta de alguma coisa e, enquanto eu a acompanhava para dentro da casa, ela pediu para um dos funcionários verificar se havia caído junto do banco onde sentara. O coitado arregalou os olhos, em circunferência perfeita! Sob o banco do passageiro havia uma cobra de quase um metro! A única dedução plausível foi a de que ela deva ter caído do galho da árvore exatamente no vidro aberto e se acocorado sob o banco!!!… É mole!!!”

Como não anotar aqui contribuições tão interessantes como estas?



COMENTÁRIOS

Ela estava literalmente entre cobras.Simboliza a tomada da consciência! .

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.